RÓTULO
12 • 13 • 19 • 20 Novembro 2021 • Teatro da Luz
É um espetáculo, que expõe a identidade “estandardizada” das mulheres pela sociedade, que lhes imprime rótulos carregados de estigmas na sua maioria pejorativos, reduzindo a condição da mulher à de um objeto. Papéis pré-definidos que traçam a sua conduta de vida e existência antes mesmo delas existirem. A sua voz, na maioria calada e oprimida, precisa ser ouvida. Os estigmas devem ser quebrados e as condutas sociais alteradas.
O corpo como testemunha numa obra no feminino, com o discurso de mudança, de uma nova identidade ou não, mas de uma mulher que não se resume a ser tratada como uma coisa, um móvel ou pedaços de expectativas sociais e machistas. A pergunta que se impõe é: E se só tivéssemos a liberdade de ser o que somos, de podermos ser o que quisermos rasgando o rótulo pré concebido, que mulher serias?
O Espetáculo “Rótulo” é um manifesto artístico, que dá identidade a várias mulheres que estão amordaçadas pela sociedade, ao identificar estes rótulos e re-denominá-los de forma digna e respeitosa, re-significando o seu papel e reconhecendo que uma mulher pode e deve ser livre, pode fazer o que pretende e não ser cobrada por isso.
Encenação e criação
Edson Carvalho
Intérpretes
Ana Monzêlo
Alba Núñez
Diana Silveira
Teresa Santiago
Projeto Interdisciplinar:
Dança, circo e teatro.
Música Original: Glauco César II
Projeto de Luz: Deivison da Silva
Operador de Luz: Roberto Júnior
Figurino: Paulo Valle
Cenografia: Armazém Aério
Produção: Roberto Júnior
Design: Michael Almeida